O que é o Kosen Rufu?


O termo em japonês kosen-rufu expressa um conceito importante e central para os membros da SGI.  É usado como sinônimo para paz mundial, e tem sido definido informalmente como "paz mundial através da felicidade individual".
De forma mais ampla, poderia ser entendido como uma visão de paz social  alcançada pela aceitação de valores essenciais como respeito sincero pela dignidade da vida humana. 

O termo em si é de origem remota e aparece no 23º capítulo do Sutra do Lótus, que afirma, "Nos 550 anos após minha morte, realize o kosen-rufu mundial e nunca permita que seu fluxo seja interrompido." Aqui o termo kosen-rufu é escrito com quatro caracteres chineses que poderiam ser traduzidos, respectivamente como "amplamente", "declarar", "fluxo" e "disseminar", e seu sentido mais literal quer dizer o fluxo estendido e a difusão - e aplicação - dos ensinos contidos no Sutra de Lótus.
Kosen-rufu implica uma abordagem da prática budista que esteja profundamente envolvida com as questões da sociedade e do mundo.

Nichiren (1222-1282) se distinguiu dos budistas de sua época pelo uso frequente desse termo. A ênfase dada por Nichiren ao kosen-rufu representa a sua abordagem à prática budista: a nossa felicidade pessoal - iluminação - está intrinsecamente ligada com a paz e a felicidade de nossos companheiros humanos e da sociedade como um todo.
Ele rejeitou a idéia de que a iluminação é algo a ser cultivado como uma virtude interna e particular. Ele também rejeitou a idéia de que o objetivo correto do budismo era o de acumular recompensas para o além-vida. O que essas duas idéias tem em comum é a resignação no que diz respeito à nossa capacidade de superar o sofrimento e transformar a sociedade positivamente. Para Nichiren, isso representou um desvio inaceitável do princípio budista fundamental segundo o qual as pessoas são capazes de alcançar felicidade genuína neste  mundo.

Desta forma, para os membros da SGI, kosen-rufu significa o incessante esforço para acentuar o valor da dignidade humana, despertar todas as pessoas para uma percepção do seu próprio valor e potencial ilimitado. É por essa razão que esforços nas áreas de pacificação, ajuda humanitária e o intercâmbio cultural e educacional são vistos como aspectos vitais do movimento pelo kosen-rufu. Para que estes promovam os valores que são partes integrantes da felicidade humana. 
Finalmente, o que deveria ser compreendido é que o kosen-rufu não representa um ponto final estático. Como o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda observou em 1970, "o kosen-rufu não significa o ponto final ou término de um fluxo, mas é o próprio fluxo em si, o verdadeiro pulsar do Budismo vivo em meio à sociedade".

 Nesse sentido, a realização do kosen-rufu não sugere o fim da História ou dos inevitáveis conflitos e contradições que conduzem a História. Pelo contrário, poderia ser imaginado como a construção de um mundo onde um profundo e amplamente estabelecido respeito pela vida humana seria a base sobre a qual esses conflitos seriam resolvidos de forma pacífica e criativa. De qualquer forma, isso não é algo pelo qual devamos esperar passivamente. O budismo nos ensina que o kosen-rufu é algo que podemos começar a implementar agora, onde quer que estejamos!
Fonte: http://www.sgi.org/about-us/buddhism-in-daily-life/kosen-rufu.html

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