O que é o Kosen Rufu?
De forma mais ampla, poderia ser entendido como uma visão de paz social alcançada pela aceitação de valores essenciais como respeito sincero pela dignidade da vida humana.
O termo em si é de origem remota e aparece no 23º capítulo do Sutra do Lótus, que afirma, "Nos 550 anos após minha morte, realize o kosen-rufu mundial e nunca permita que seu fluxo seja interrompido." Aqui o termo kosen-rufu é escrito com quatro caracteres chineses que poderiam ser traduzidos, respectivamente como "amplamente", "declarar", "fluxo" e "disseminar", e seu sentido mais literal quer dizer o fluxo estendido e a difusão - e aplicação - dos ensinos contidos no Sutra de Lótus.
Kosen-rufu implica uma abordagem da prática budista que esteja profundamente envolvida com as questões da sociedade e do mundo.
Nichiren (1222-1282) se distinguiu dos budistas de sua época pelo uso frequente desse termo. A ênfase dada por Nichiren ao kosen-rufu representa a sua abordagem à prática budista: a nossa felicidade pessoal - iluminação - está intrinsecamente ligada com a paz e a felicidade de nossos companheiros humanos e da sociedade como um todo.
Ele rejeitou a idéia de que a iluminação é algo a ser cultivado como uma virtude interna e particular. Ele também rejeitou a idéia de que o objetivo correto do budismo era o de acumular recompensas para o além-vida. O que essas duas idéias tem em comum é a resignação no que diz respeito à nossa capacidade de superar o sofrimento e transformar a sociedade positivamente. Para Nichiren, isso representou um desvio inaceitável do princípio budista fundamental segundo o qual as pessoas são capazes de alcançar felicidade genuína neste mundo.
Desta forma, para os membros da SGI, kosen-rufu significa o incessante esforço para acentuar o valor da dignidade humana, despertar todas as pessoas para uma percepção do seu próprio valor e potencial ilimitado. É por essa razão que esforços nas áreas de pacificação, ajuda humanitária e o intercâmbio cultural e educacional são vistos como aspectos vitais do movimento pelo kosen-rufu. Para que estes promovam os valores que são partes integrantes da felicidade humana.
Finalmente, o que deveria ser compreendido é que o kosen-rufu não representa um ponto final estático. Como o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda observou em 1970, "o kosen-rufu não significa o ponto final ou término de um fluxo, mas é o próprio fluxo em si, o verdadeiro pulsar do Budismo vivo em meio à sociedade".
Nesse sentido, a realização do kosen-rufu não sugere o fim da História ou dos inevitáveis conflitos e contradições que conduzem a História. Pelo contrário, poderia ser imaginado como a construção de um mundo onde um profundo e amplamente estabelecido respeito pela vida humana seria a base sobre a qual esses conflitos seriam resolvidos de forma pacífica e criativa. De qualquer forma, isso não é algo pelo qual devamos esperar passivamente. O budismo nos ensina que o kosen-rufu é algo que podemos começar a implementar agora, onde quer que estejamos!
Fonte: http://www.sgi.org/about-us/buddhism-in-daily-life/kosen-rufu.html
Interpretação ampla e objetiva. Fantástica @
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