Evitando as energias negativas das outras pessoas




Empatia é a habilidade de reconhecer e sentir as emoções de outras pessoas. Simpatia é sentir compaixão por outras pessoas. Na maior parte das vezes ser empático quer dizer que você está absorvendo boa parte da dor e sofrimento no seu ambiente, o que pode comprometer sua própria habilidade de funcionar em um nível mais elevado.


Se você já esteve alguma vez no mesmo cômodo que uma pessoa negativa, você já sabe o quão tóxica essa energia pode ser. Aprender a parar de absorver as energias de outras pessoas é uma ótima habilidade espiritual para se ter. Aqui estão cinco maneiras para começar a fazer isso:
Do Grego EMPATHEIA, “paixão, estado de emoção”, formado por EN-, “em”, mais PATHOS, “emoção, sentimento”. A ideia é estar “dentro” do sentimento alheio.



  1. Lembre-se: você não pode agradar a todos

Se alguém estiver te ameaçando, reclamando sobre você, ou te insultando, não tome como sua missão tentar convencer essa pessoa a gostar de você. Isso irá apenas te sugar mais profundamente para dentro desse campo energético e irá te tornar energeticamente dependente da opinião dessa pessoa sobre você.
Nem todo mundo vai gostar de você. Cada um de nós sobre a Terra está vivendo aqui para um propósito diferente. Amar a si mesmo em primeiro lugar irá criar um campo de força em volta da opinião das outras pessoas que protegerá você de ser tão drenado pelas opiniões delas.
E lembre, você não pode mudar todas as pessoas. Tampouco assumir a responsabilidade de consertá-las naquele momento. Às vezes, a melhor coisa que você pode fazer é apenas não alimentar a energia que estão projetando em você.


2) Seja cuidadoso com quem você deixa entrar na sua vida

Seu corpo, mente e ambiente direto são o seu templo; Quem você está convidando para entrar? É um convite aberto? As pessoas ao menos tem que limpar os pés antes de entrar ou tudo bem se chegarem espalhando lama pela sua alma?
No Brasil existe a gíria do “folgado”. O significado direto é “desleixado” ou “preguiçoso”, porém se refere mais especificamente à pessoa sanguessuga. Ser folgado é mais uma mentalidade do que um estilo de vida. Se você dá a alguém um pedaço de pão hoje, vão começar a pedir o de amanhã. Se você deixa alguém passar o fim de semana na sua casa, depois vão tentar ficar a semana toda (as vezes até mais!)
Uma vez pensei que minha esposa era esnobe e antipática com alguns de nossos vizinhos. A partir do momento em que eu notei que ela estava simplesmente respeitando a si mesma e ao seu lar, passei a valorizar a conduta dela e aderi ao mesmo direcionamento. É ótimo ser generoso mas há um limite a ser estabelecido para que você não seja passado pra trás de forma a impossibilitá-lo de ajudar quem realmente precisa. Aprenda a dizer “não” e a estar bem com isso.
3) Pare de prestar atenção

Um parasita necessita de um hospedeiro para sobreviver. Quando você presta atenção em outra pessoa, você está dando a ela energia. Quando você se concentra em alguma coisa, essa coisa se expande e os sanguessugas (vampiros) energéticos vão “roubar seus pensamentos” - diminuindo seus níveis de energia.
Algumas pessoas vão despejar a energia delas em cima de você e depois se dirigir ao próximo “posto de descarga”. Um ouvido amigo pode ser uma coisa maravilhosa mas aí está, novamente, um limite que não necessariamente precise ser quebrado.
Talvez você já tenha se pego sendo a fonte para alguém depositar as frustrações do trabalho, do relacionamento ou até mesmo realizações bem sucedidas. Todas essas emoções podem te drenar de várias formas e te  fazer avaliar sua própria vida de maneiras que não são produtivas.
Ame-se o suficiente para manter o controle, peça pra parar ou diga que não pode falar sobre isso agora. Você não será uma pessoa má por rejeitar a energia tóxica dos outros.


4) Respire Natureza

Vá para algum lugar em contato com a natureza, medite, relaxe e respire. Purifique a água dentro do seu corpo, faça exercícios e cuide de você. Como uma borboleta, flutue gentilmente mas se mova rápido. A respiração melhora a circulação do fluxo sanguíneo por todo o corpo e irá ajudar a prevenir a absorção de energia daqueles à sua volta. Caminhe com confiança, mantenha sua cabeça erguida e não permita que ninguém te faça se sentir inferior. Uma lagarta come tudo que vê pela frente e se torna gorda, imóvel. Ela precisa primeiro se tornar leve para conseguir voar.


5) Seja 100% responsável por seus pensamentos e emoções

Como você se sente é 100% sua responsabilidade. O universo está enviando pessoas para nossas vidas para nos testar. A percepção que temos de nós mesmos é bem menos ruim do que a percepção que os outros tem de nós. Você não é uma vítima, ninguém tem poder sobre você. Considere como seus pensamentos ou expectativas podem ter manifestado a situação que está te incomodando. E se a resposta estiver nos seus níveis de paciência, irritabilidade e/ou compaixão? A menos que reservemos o tempo necessário para verificar isso, nós afirmamos subconscientemente a nossa própria vitimização para o mundo ao nosso redor.
Uma vez que você se mantenha capaz e responsável pela forma que escolhe responder à algo, você se conecta consigo mesmo em um nível mais profundo. Quando você está conectado consigo mesmo dessa forma, não é tirado do seu centro tão facilmente.
Coloque-se em situações que irão elevar suas próprias energias. Esta pessoa faz você se sentir bem? Você faz essa pessoa se sentir bem? Você é merecedor de uma experiência incrível e já está na hora de aceitar esse fato. Aprender a se proteger contra as energias dos outros começa com amor próprio. Lembre:  você merece felicidade e paz, não tem problema em dizer “não”, e você é o autor do seu próprio estado energético


Sobre o autor: Esse artigo foi escrito por Jesse Herman -  Powerful Primates

Fontes:  
  1. Spirit Science and Metaphysics http://www.spiritscienceandmetaphysics.com/how-to-stop-absorbing-other-peoples-negative-energy/#sthash.LSRak2cp.dpuf
  2. Origem da Palavra http://origemdapalavra.com.br/site/palavras/empatia/

Comentários

Postagens mais visitadas