#YellowNotebook : Piloto
Olá, seja bem vindo ao primeiro post da série #YellowNotebook. Como já deu pra notar por algumas (várias) postagens aqui, eu sou budista da BSGI.
Durante o final do ano passado, início deste ano, andei me dedicando ao estudo das escrituras budistas e acabei utilizando um caderno da capa amarela para fazer anotações conforme eu ia avançando.
Então achei que seria de bom grado compartilhar alguns dos rabiscos que eu considero relevantes e de fácil compreensão para quem não é do meio budista.
A maioria dos trechos selecionados foram extraídos dos Gosho (do japonês: go = prefixo honorífico geralmente utilizado para coisas religiosas e/ou sagradas; sho = escrituras), que foram cartas enviadas pelo buda Nichiren aos seus discípulos, e outros trechos foram selecionados diretamente do Sutra de Lótus, ensinamento deixado pelo primeiro buda Shakyamuni.
A Flor do Lótus
"Myoho-Renge-Kyo é comparado ao lótus. A flor de mahamandarava no céu e a flor de cerejeira no mundo humano são celebradas, mas o Buda não escolheu nenhuma delas para ser equiparada ao Sutra de Lótus. De todas as flores, ele selecionou a flor de lótus para simbolizar o Sutra de Lótus. Há uma razão para isto. Algumas plantas primeiro florescem e depois produzem os frutos, ao passo que em outras as frutas aparecem antes das flores. Algumas geram somente uma flor, mas muitos frutos; outras lançam frutos sem florirem. Deste modo, há varias espécies de plantas, mas o lótus é o único que produz flores e frutos simultaneamente. Os benefícios de todos os outros sutras são incertos, pois ensinam que a pessoa deve primeiro fazer boas causas e, só então, poderá tornar-se um Buda em algum tempo a seguir. O Sutra de Lótus é completamente diferente. Uma mão que o segura imediatamente atinge a iluminação, e uma boca que o recita instantaneamente entra no Estado de Buda, assim como a lua é refletida na água no momento em que se eleva por detrás das montanhas do leste, ou como o som e seu eco, surgem concomitantemente".
Nichiren Daishonin em "Wu-Lung e I-Lung". 1281. Anotação realizada no dia 13/11/2015, nas páginas 37-38 do caderno amarelo.
A quem se interessar, há uma postagem aqui falando sobre a simbologia da flor do lótus nas culturas orientais.
E para quem deseja ler o Gosho na íntegra pode encontrá-lo aqui.
A ideia é tornar essas postagens semanais, todas as quartas. Então nos vemos (ou lemos) na próxima quarta!
Comentários
Postar um comentário